Momentum do Gestor de Purchasing

Tenho conversado com alguns amigos profissionais da área de purchasing a respeito deste momento de pandemia, em que a grande maioria apresenta problemas de caixa devido ao baixo volume de vendas, segurando, cortando custos e despesas fixas, fazendo o possível para sobreviver.

De uma forma geral, a orientação que eles têm recebido de seus CEOs e respectivos Conselhos é de que “se deve renegociar tudo, privilegiando o curto prazo e a sobrevivência, cortando e diminuindo os custos, e que daqui um ano verão o que será feito”.

Assim entendi que este é o grande desafio para os gestores das áreas de purchasing, com alinhamento direto com o respectivo CFO, cabendo a eles liderar, em toda a organização, essa redução de custos e despesas, de forma inteligente, ágil, proativa e com foco.

A revisão e renegociação de contratos se aplicam desde já neste período de quarentena e isolamento oriundos da crise provocada pelo Covid-19com a grande e inevitável retração da economia, cuja previsão é de um PIB negativo de 8% em 2020.

O momento é de foco naquilo que é mais importante que são os custos diretos de produção, extraídos da Curva ABC de produtos, e custos que podem representar milhares de reais por mês.

Por outro lado, os clientes começarão a chamar a sua equipe de vendas para reduzir preços, a margem de sua empresa deverá cair e o prejuízo será maior se eles fizerem isso mais rápido do que você.

Perder o foco na negociação dos custos diretos pelos indiretos, que inclui os serviços de alimentação, facilities, segurança e vigilância, dentre outros, desviará a atenção do gestor de compras, significando perder o direcionamento naquilo que representa muito dinheiro, que são os custos diretos.

Os custos indiretos podem representar uma verba menor no orçamento da empresa, comparados aos custos diretos, mas são uma importante fonte de redução de custos.

Com intuito de te ajudar e agilizar as economias pergunto se você já pensou em contratar a única empresa com profissionais de muitos anos de experiência nessas áreas de indiretos, com domínio em revisão e análise de custos, negociações e gestão de concorrências, auditoria em contratos existentes nos serviços de alimentação e facilities.

A nossa empresa, Ballder – Gestão de Custos e Concorrências, é especializada nos indiretos. Nós ajudaremos a sua empresa a economizar nos dois lados: nos diretos que o gestor de purchasing domina, e nos indiretos que é nosso know-how.

Entendemos que quanto maior for o know-how, melhores são as possibilidades de economia e sucesso.

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Autoria : José Carlos Lucentini