O futuro pós pandemia no setor de alimentação

A pandemia do Covid-19 afetou muito os restaurantes corporativos e do segmento de varejo, principalmente no começo quando houve a indecisão do que fazer em relação a contaminação dos alimentos.

Segundo especialistas da JLucentini, o futuro do setor de alimentação terá uma mudança radical, assim como setores de hotéis e companhias aéreas.

Com as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) como lavar as mãos constantemente, não falar sobre o alimento, usar máscaras, higienizar produtos, isso causou um novo ponto de vista na população e as empresas tiveram que se adaptar as novas tendências e protocolos de saúde.

Isso mostra como será o futuro da alimentação, a forma da higienização, procedência dos produtos, manipulação dos alimentos na cozinha, armazenamento de produtos e até mesmo os cuidados com a saúde dos profissionais de cozinha, todos os procedimentos estão sendo adaptados à nova realidade.

As precauções devem ser tanto com os produtos quanto com as pessoas. O atendimento também será diferente, como por exemplo em self service, o cliente manipulava conchas e colheres na hora de se servir, agora as empresas de alimentação estão centralizando o atendimento na “rampa” com atendentes que seguem protocolos de higiene severos, com seus balcões com distanciamento do cliente ou até mesmo fechado por materiais transparentes.

Uma alternativa para diminuir a manipulação dos alimentos, são as cozinhas centrais, o alimento é processado por uma única cozinha e distribuído para suas filiais onde o alimento é regenerado.

Processos como cook chill e cook freeze serão de grande ajuda, já que diminuem em muito o risco de contaminação dos alimentos.

Os restaurantes por questões de sobrevivência, terão que trabalhar com o delivery e possivelmente com alimentos congelados.

A população que consome esses produtos está cada vez mais exigente, tanto a aparência da comida, e como ela está sendo manuseada, por isso os restaurantes precisam provar que seu alimento é de qualidade e seguem todos os protocolos devidos.

Por conta da pandemia de Covid-19, os procedimentos de qualidade e segurança dos alimentos evoluíram de forma acelerada, obrigando as empresas do setor de alimentação e serviços a rever todos seus protocolos internos em benefício da saúde e qualidade de vida dos seus clientes.

 

Autoria: Equipe JLucentini