Coaching de Carreira

O coaching corresponde a um processo estruturado e pragmático que tem como objetivo proporcionar autoconhecimento e a consequente autossuficiência, permitindo ao cliente (coachee) estabelecer e alcançar metas, sejam elas profissionais ou pessoais.

O coach utiliza técnicas e processos comprovados que atuam no desenvolvimento de habilidades, capacidades e competências do cliente. O papel do coach, ao levar ao autoconhecimento, com a aplicação do método socrático de perguntas poderosas, permite que as respostas venham dos coachees que, muitas vezes, têm medo de assumir, além da possível existência de crenças negativas.

Dentre os vários tipos de coaching iremos destacar o “coaching de carreira”, que tem como objetivo principal orientar sobre carreiras profissionais e auxiliar no desenvolvimento e encaminhamento de novas oportunidades dentro ou fora da organização. Todavia, não deixaríamos de destacar a abrangência do coaching de carreira:

 

  1. Estudantes que estão terminando o ensino fundamental 2, os recém-formados na obtenção do primeiro emprego.
  2. Profissionais que desejam desenvolver sua carreira no atual empregador ou aqueles, insatisfeitos, que buscam novos desafios fora da organização.
  3. Trabalhadores sem vínculo empregatício, em busca de recolocação.
  4. Pessoas que deixam de ser empregadas e desejam atuar como empreendedoras.

 

Um levantamento realizado em 2018 pela G1-Economia indicou que 90% dos colaboradores são desligados por atitudes inesperadas ou inapropriadas, o que nos leva a afirmar que as empresas contratam profissionais pela competência técnica sem considerar habilidades comportamentais e de relacionamento.  As oportunidades no mercado de trabalho e a predominância na conquista de um novo emprego estão diretamente relacionadas ao networking (60%), seguida por headhunters (25%).

 

 

 

 

Abaixo discorremos sobre os principais itens do processo de coaching para os profissionais que buscam novos desafios, com ou sem vínculo empregatício.

 

 

  1. Posicionamento estratégico (G=Goal)

A busca pela posição ideal passa pela definição dos objetivos pessoais e profissionais: levantamento das opções profissionais, avaliação dos mercados-alvo, identificação das preferências quanto a empresas que deseja trabalhar, remuneração e benefícios desejados e pelo processo GROW: Goal (meta), Reality (situação atual), Option (opção) e What (o que fazer), Review (revisão) e Plano de Ação. Ao compararmos a meta à realidade podemos encontrar inconsistências que são identificadas na revisão, possibilitando aumentar o autoconhecimento do coachee.

 

  1. Capacidades e habilidades (R=Reality)

Identifica-se a realidade do cliente e por meio da roda de competências são avaliados os aspectos comportamentais e técnicos para desempenho, adotando-se, ainda, a análise F.O.F.A. (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), onde são evidenciados: experiência e realizações profissionais, relacionamento interpessoal, imagem e referências profissionais e pessoais. Nos casos de profissionais que desejam deixar a empresa ou negociar uma nova posição na organização, a ferramenta Perdas e Ganhos aprofunda a análise para tomada de decisões. No processo de coaching há que se estabelecer a estratégia de saída do atual empregador.

 

  1. Opções (O=Option)

O passo subsequente do modelo GROW é analisar as alternativas. Neste passo são definidas as estratégias de abordagem ao mercado, é feita a análise de todas as alternativas possíveis, fatores que podem mudar ou alavancar a atual situação, como o networking, que poderão ajudar o coachee a atingir sua meta de uma nova posição na empresa ou recolocação profissional.

 

  1. O que fazer (W=What)

Inclui-se nesse quesito: organização da rede de relacionamentos e identificação dos contatos-chave, headhunters e elaboração de pesquisas diretas, elaboração do curriculum vitae, carta de apresentação e resumo biográfico, e preparação de cronograma para abordagem dos contatos. O que fazer deve ser estabelecido por ordem de prioridade, gradual e de complementaridade, com definição de datas que correspondem ao Plano de Ação.

 

Em todo o processo há uma busca constante pelo autoconhecimento, estabelecendo e explorando as melhores estratégias e, finalmente, a execução do plano de ação e seu atingimento será muito gratificante, tanto para o coachee  quanto para o coach.

A JLucentini é uma consultoria especializada em coaching, mentoring e treinamentos, e   pode apoiar e ajudar os clientes (coachees) a encontrar um novo caminho em sua carreira profissional ou a coragem para galgar novos postos dentro da atual empresa.

 

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