Crescimento de consumo de produtos veganos

São Paulo foi apontado pelo censo como o estado com maior número de veganos e vegetarianos. A cidade com mais pessoas que adotam a prática é Mogi das Cruzes seguida por Suzano e Itaquaquecetuba.

No Brasil, o Ibope Inteligência revelou em 2018 que 14% da população se identifica como vegetariana, o que corresponde a 30 milhões de pessoas, e cerca de 5 milhões se identificam como veganas.

A pesquisa também mostra o crescimento rápido no interesse por produtos veganos na população em geral. Mais da metade dos entrevistados, cerca de 55%, declara que consumiria mais produtos veganos se estivessem o mesmo preço que os produtos que estão acostumados a consumir.

Com esse reflexo, os produtos veganos tem uma estimativa de que o mercado brasileiro cresça 40% ao ano.

Cerca de 240 restaurantes vegetarianos e veganos já existem aqui no Brasil, além de pratos e lanches veganos em restaurantes e lanchonetes não-vegetarianas. Isso é refletido pelas tendências mundiais. No Reino Unido, houve crescimento de 360% no número de veganos no país na última década (2005-2015). Nos Estados Unidos, o número de veganos dobrou em 6 anos (2009-2015).

Também já é possível encontrar versões veganas de produtos como nuggets, kibes, coxinhas, salsichas, linguiças e sorvetes.

Uma pesquisa realizada pela Mintel apontou que o Brasil é o sexto país que mais lançou produtos veganos entre junho de 2017 e julho de 2018.

 

 

Fonte: Crescimento do movimento vegano marca dia do veganismo – Vegazeta

Mercado Vegetariano – SVB

Aumento do número de vegetarianos e veganos muda mercado no alto tiete – G1