A JLucentini – Consultores Associados mensalmente presta informação qualitativa, objetivando orientar os gestores de empresas de alimentação a respeito da inflação dos gêneros alimentícios, e seus impactos na erosão dos lucros. A nossa metodologia considera preço à vista nos maiores atacadistas do Estado de São Paulo, tomando-se um cardápio-base composto por itens componentes do desjejum, almoço (incluindo sopa), lanche e jantar.
- Inflação apurada em setembro/22
A inflação apurada no mês de setembro de 2022 foi negativa ou apresentou deflação de 0,2%, estando em linha com a deflação do IPCM (Índice de Preços ao Consumidor – Mercado) e IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) (vide quadro comparativo abaixo). No acumulado do ano, a inflação que nossa consultoria apura atingiu 7,1% e, nos últimos 12 meses, 13,0%, demonstrando uma tendência de queda.
Assim como no mês anterior (ago/22), quando o índice da inflação foi baixo, em setembro não foi diferente, pois mesmo com a queda alguns alimentos “driblaram” essa sequência e continuaram subindo. Por exemplo, o arroz, que vinha seguindo em uma estabilidade em seus preços, em setembro aumentou 4,11%. O feijão é mais um que seguiu essa ordem, onde em agosto atingiu -11,54% e em setembro subiu para 2,84%.
Os temperos e molhos para salada foram os que mais tiveram impacto em seus valores, sendo o setor com maior índice de aumento em nossa apuração (como observado na imagem abaixo), alcançando 7,07%. Os responsáveis por esse aumento foram o shoyo, que disparou para 40,61% e o azeite, com 2,02%.
Já os alimentos que tiveram quedas em seus valores no mercado impactaram dois grandes setores da alimentação: a sopa, que caiu para -2,58%, e a salada, com -1,30%. O tomate, a cenoura e mandioca foram os grandes causadores desse declínio, alcançando respectivamente -8,07%, -12,86% e -11,42%.
Esses grupos de alimentos foram favorecidos com o clima ameno e chuvoso durante quase o mês inteiro de setembro. As plantações de hortaliças, verduras e legumes tiveram um ótimo desenvolvimento e crescimento, resultando em boas colheitas, melhorando não somente a qualidade dos alimentos, mas também os valores nelas aplicados.
Com a chuva, a vegetação fica melhor, qualificando mais os grãos e folhagens, proporcionando uma melhoria nas rações dos animais, onde conseguimos ver o impacto dessa ação nos preços das proteínas, que reduziu em 1,36%. Não somente nas carnes, mas também nos derivados do mesmo animal, como o leite, que também teve uma baixa em seu preço chegando a cair em -12,01%.
Outro fator que ajuda a baratear os custos dos alimentos são as reduções que tiveram os preços da gasolina (-9,78%), do etanol (-10,10%) e do diesel (-5,40%). O alcance vai muito além do dos transportes, mas interfere positivamente no bolso do consumidor.
- Índices oficiais versus índices reais de inflação da alimentação
Comparativamente aos índices oficiais, temos o seguinte quadro comparativo, que corrobora com o cálculo acima: reajuste nos preços de venda versus inflação nos alimentos (fonte: Valor Consulting).
Índice | Setembro/22 | Acumulado 2022 | Últimos 12 meses | Acumulado 2021 |
Índice da JL Consultoria | -0,20% | 7,10 % | 13,00% | 24,00% |
IPCA | -0,37% | 4,63% | 7,96% | 10,42% |
INPC (ago.) | -0,31% | 4,65% | 8,82% | 9,36% |
IGPM | -0,95% | 6,61% | 8,25% | 17,79% |
IPA M | -1,27% | 7,91% | 8,59% | 20,58% |
IPC-M | -0,08% | 2,67% | 5,59% | 9,32% |
Temos destacado em artigos de meses anteriores a deterioração no lucro das empresas de alimentação corporativa. Enquanto o impacto nos custos de alimentação é de 13,0%, os reajustes de preços, em maioria pelo IPCA (7,96%), que nem sempre são repassados na íntegra, produzem uma redução direta sobre o RBO (Resultado Bruto Operacional) e, consequentemente, no lucro final da empresa.
Caso haja mudança nos cardápios, diminuindo sua qualidade com objetivo de diminuir prejuízos, possíveis impactos indiretos são a insatisfação do cliente e possível ruptura de contrato, diminuindo a probabilidade de fidelização desse cliente. Desta forma, o impacto econômico e financeiro nos últimos 12 meses pode ser medido da seguinte forma: 60% dos custos de matéria-prima sobre os custos totais da unidade operacional = 60%, diferença entre a inflação medida pela JLucentini e o IPCA (de 13,0% – 7,96% = 3,04%) e, consequentemente, perda possível no RBO = 60% x 0,0304 = 1,82%.
- Seu lucro está sendo consumido?
Caso sua empresa esteja em situação similar à descrita nesse artigo, podemos ajudá-lo. Nossa experiência permitirá ajudar a sua empresa a encontrar a melhor relação custo-benefício em toda a sua cadeia produtiva, de venda e retenção de clientes. Não deixe de nos contatar.
Cordial abraço,
José Carlos Lucentini, Msc.
CEO
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Referências bibliográficas:
CARNEIRO, L. Confira os dez alimentos com maior impacto para queda de preços em setembro pelo IPCA-15. Disponível em: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2022/09/27/confira-os-dez-alimentos-com-maior-impacto-para-a-queda-de-precos-em-setembro-pelo-ipca-15.ghtml>. Acesso em: 01 de out. de 2022.
FEEDFOOD. Leite e derivados registram queda de preços no mercado. Disponível em: <https://feedfood.com.br/leite-e-derivados-registram-queda-de-precos-no-mercado/>. Acesso em: 01 de out. de 2022.
SANTIAGO, H. Preço de alimento cai pela 1° vez em mais de 2 anos, mas não alivia o bolso. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/09/27/deflacao-alimentos-ipca-15.htm#:~:text=A%20queda%20do%20m%C3%AAs%20j%C3%A1,%C3%A9%20de%2012%2C73%25>. Acesso em: 01 de out. de 2022.