VENDAS, FIDELIZAÇÃO E RETENÇÃO DE CLIENTES EM ALIMENTAÇÃO E SERVIÇOS

OBJETIVO

Apresentar aos profissionais da área as oportunidades ocultas, processos de venda e fidelização, sua quantificação e impactos, com monitoramento e aplicação de círculo virtuoso do crescimento da venda, lucros e geração de fluxo de caixa para a empresa.

Conduzir o profissional de vendas ao autoconhecimento, permitindo a avaliação de seu perfil comportamental e técnico e potencial de seu relacionamento com os clientes, bem como o papel do líder de vendas.

Estabelecer os pilares que sustentam a qualidade das vendas: a fidelização de clientes, fornecedores e colaboradores, além de garantir a lealdade dos investidores

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GRADE CURRICULAR

Módulo l – Perfil comportamental dos profissionais de vendas e seus clientes

  • Autoconhecimento: ferramentas de avaliação técnica e comportamental de vendas
  • Capacitação do profissional: personalidade, conhecimento e motivações de venda
  • Avaliando o DISC
  • Estilos do profissional de vendas e fidelização para todos os tipos de contas
  • Identificar se o profissional tem potencial para vender ou para fidelizar clientes
  • Conhecer o perfil de seu cliente ou prospecto obtendo maior produtividade
  • Interação com clientes das gerações distintas
  • Tipo e perfil dos compradores e negociadores
  • Como agir diante da mudança de interlocução – cliente ou prospecto
  • Estabelecer rapport e construir credibilidade.
    1. Escuta atenta
    2. Relacionamento interpessoal com o cliente ou prospecto
    3. Indícios de rapport e retenção da aprendizagem
  • Papel do gestor da área

Módulo ll – Fidelização e retenção de clientes

  • Fidelizar ou reter? Diferenças e impactos
  • Quem cuida da fidelização e retenção?
  • Empresas de grande, médio e pequeno porte
  • Missão, visão e principais atribuições da área
  • Ouvidoria: ombudsman e SAC – diferenças e complementaridade
  • Formação das vendas: responsabilidades das áreas
  • Correlação entre fidelizar e o impacto no fluxo de caixa
  • Círculo vicioso versus o círculo virtuoso e impactos no crescimento
  • Perfil de satisfação dos clientes – estratégia para crescimento dos lucros e o cliente como consultor
  • Funil de clientes face o seu perfil de satisfação.
  • Estratégias para aumentar vendas e lucros: up, add-on e cross selling
  • O ciclo de vida do cliente e os padrões de lucro
  • Mitos sobre retenção de clientes
  • The Churn rate – taxa de retenção de clientes: cálculo e previsibilidade
  • Gestão e Controle de Contratos: tempo, lucratividade e histórico de descontos
  • Diferenças: erosão, evasão, deserção, ruptura, rescisão e contratos com tempo pré-determinado
  • Ruptura silenciosa e aberta. Comparação entre áreas de maior e menor ruptura – benchmark interno
  • Reter: privilegiar a venda ou o lucro?
  • Estratégias para fidelizar e reter os clientes
  • Reduzindo risco de portfólio – correlação de produtos e clientes, risco sistemático e diversificável
  • Gestão de riscos e indicadores de desempenho
  • Atividades práticas

Módulo lll – Vendas – processo e mensuração

A) MODELOS

  • Formação das vendas e responsabilidades das áreas
  • Limitador de crescimento das vendas – over trading e o efeito tesoura
  • Modelo ROI – lucro é diferente do retorno
  • Modelo GAV- Grau de Alavancagem em Varejo

B) ESTRATÉGIA

  • Modelo DEP – Demanda, Elasticidade e Preço, estratégias para saneamento e crescimento da carteira de clientes
  • Reduzindo risco de portfólio – Correlação de produtos e clientes, riscos sistemáticos e diversificável
  • Estratégias: penetração e desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produtos e diversificação
  • Marketcrafting: mercado atendido versus mercado disponível
  • Matriz de atratividade, posicionamento e posição competitiva
  • Proposta de Valor e segmentação de produtos e clientes.
  • Vendas e Marketing – Sinergia que dá certo
  • Funil de potencial de mercado: como elaborar e trade-off.

C) INTELIGÊNCIA E PROCESSO DE VENDAS

  • Gestão estratégica de vendas, de mercado e competitiva
  • Definição das metas versus taxa de penetração de mercado
  • CRM – Client Relationship Management
  • Modelo matemático e alavancagem de vendas: contatos, visitas, propostas e conversão
  • ROI da força de vendas – lucros gerados x despesas da área
  • Fases do processo de vendas:
    • 1ª Fase – Preparação: estudando o prospecto para estabelecer melhor abordagem
    • 2ª Fase – Visita
      • Rapport
      • Motivo de compra, verdadeiras objeções
      • Teoria da desconstrução
      • Matriz de decisão.
      • Definição dos próximos passos.

 

    • 3ª Fase – preparação: precificação e treino
    • 4ª Fase – apresentação e fechamento
      • Teoria da construção
      • Superando novas objeções
      • Ser conciso
      • Perguntas poderosas
      • Fechamento
  • Atividades práticas

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