VENDAS, FIDELIZAÇÃO E RETENÇÃO DE CLIENTES EM ALIMENTAÇÃO E SERVIÇOS
OBJETIVO
Apresentar aos profissionais da área as oportunidades ocultas, processos de venda e fidelização, sua quantificação e impactos, com monitoramento e aplicação de círculo virtuoso do crescimento da venda, lucros e geração de fluxo de caixa para a empresa.
Conduzir o profissional de vendas ao autoconhecimento, permitindo a avaliação de seu perfil comportamental e técnico e potencial de seu relacionamento com os clientes, bem como o papel do líder de vendas.
Estabelecer os pilares que sustentam a qualidade das vendas: a fidelização de clientes, fornecedores e colaboradores, além de garantir a lealdade dos investidores
Tire as suas dúvidas!
GRADE CURRICULAR
Módulo l – Perfil comportamental dos profissionais de vendas e seus clientes
- Autoconhecimento: ferramentas de avaliação técnica e comportamental de vendas
- Capacitação do profissional: personalidade, conhecimento e motivações de venda
- Avaliando o DISC
- Estilos do profissional de vendas e fidelização para todos os tipos de contas
- Identificar se o profissional tem potencial para vender ou para fidelizar clientes
- Conhecer o perfil de seu cliente ou prospecto obtendo maior produtividade
- Interação com clientes das gerações distintas
- Tipo e perfil dos compradores e negociadores
- Como agir diante da mudança de interlocução – cliente ou prospecto
- Estabelecer rapport e construir credibilidade.
- Escuta atenta
- Relacionamento interpessoal com o cliente ou prospecto
- Indícios de rapport e retenção da aprendizagem
- Papel do gestor da área
Módulo ll – Fidelização e retenção de clientes
- Fidelizar ou reter? Diferenças e impactos
- Quem cuida da fidelização e retenção?
- Empresas de grande, médio e pequeno porte
- Missão, visão e principais atribuições da área
- Ouvidoria: ombudsman e SAC – diferenças e complementaridade
- Formação das vendas: responsabilidades das áreas
- Correlação entre fidelizar e o impacto no fluxo de caixa
- Círculo vicioso versus o círculo virtuoso e impactos no crescimento
- Perfil de satisfação dos clientes – estratégia para crescimento dos lucros e o cliente como consultor
- Funil de clientes face o seu perfil de satisfação.
- Estratégias para aumentar vendas e lucros: up, add-on e cross selling
- O ciclo de vida do cliente e os padrões de lucro
- Mitos sobre retenção de clientes
- The Churn rate – taxa de retenção de clientes: cálculo e previsibilidade
- Gestão e Controle de Contratos: tempo, lucratividade e histórico de descontos
- Diferenças: erosão, evasão, deserção, ruptura, rescisão e contratos com tempo pré-determinado
- Ruptura silenciosa e aberta. Comparação entre áreas de maior e menor ruptura – benchmark interno
- Reter: privilegiar a venda ou o lucro?
- Estratégias para fidelizar e reter os clientes
- Reduzindo risco de portfólio – correlação de produtos e clientes, risco sistemático e diversificável
- Gestão de riscos e indicadores de desempenho
- Atividades práticas
Módulo lll – Vendas – processo e mensuração
A) MODELOS
- Formação das vendas e responsabilidades das áreas
- Limitador de crescimento das vendas – over trading e o efeito tesoura
- Modelo ROI – lucro é diferente do retorno
- Modelo GAV- Grau de Alavancagem em Varejo
B) ESTRATÉGIA
- Modelo DEP – Demanda, Elasticidade e Preço, estratégias para saneamento e crescimento da carteira de clientes
- Reduzindo risco de portfólio – Correlação de produtos e clientes, riscos sistemáticos e diversificável
- Estratégias: penetração e desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produtos e diversificação
- Marketcrafting: mercado atendido versus mercado disponível
- Matriz de atratividade, posicionamento e posição competitiva
- Proposta de Valor e segmentação de produtos e clientes.
- Vendas e Marketing – Sinergia que dá certo
- Funil de potencial de mercado: como elaborar e trade-off.
C) INTELIGÊNCIA E PROCESSO DE VENDAS
- Gestão estratégica de vendas, de mercado e competitiva
- Definição das metas versus taxa de penetração de mercado
- CRM – Client Relationship Management
- Modelo matemático e alavancagem de vendas: contatos, visitas, propostas e conversão
- ROI da força de vendas – lucros gerados x despesas da área
- Fases do processo de vendas:
- 1ª Fase – Preparação: estudando o prospecto para estabelecer melhor abordagem
- 2ª Fase – Visita
- Rapport
- Motivo de compra, verdadeiras objeções
- Teoria da desconstrução
- Matriz de decisão.
- Definição dos próximos passos.
- 3ª Fase – preparação: precificação e treino
- 4ª Fase – apresentação e fechamento
- Teoria da construção
- Superando novas objeções
- Ser conciso
- Perguntas poderosas
- Fechamento
- Atividades práticas